Conheces o ditado «mais vale prevenir que remediar»? Aplica-se muito bem às inundações. Podes não ser capaz de deter uma inundação que já vai a meio, mas podes tomar medidas para reduzir os seus danos. Como? Bem, para começar podes:

• Plantar algumas árvores. As folhas das plantas aprisionam a água antes mesmo de esta chegar à terra. Numa floresta, é desta forma que perto de três quartos da chuva é armazenada. As raízes das plantas absorvem a água que está no solo, ao mesmo tempo que o endurecem.

Plantar árvores

Plantar árvores

O problema é que as plantas e as árvores estão a ser deitadas abaixo para fazer lenha ou para aproveitar os terrenos para cultivo. E isso implica que não existe nada que impeça a água de cair para o rio. A chuva também pode transportar consigo muita terra solta, o que faz subir o leito do rio, criando condições que facilitam a inundação.

• Mudar o formato do rio. Tenta tomar o rio mais direito, mais largo e mais fundo. Funciona muito bem. Torna-se mais fácil para a água correr até ao mar, sem sair dele. Mas precisas de uma máquina de escavação especial para isto, chamada draga.

• Muda o curso do rio. Construindo uma vala ou um canal para desviar o rio. Também é bom para fazer reservatórios de água. Estas valas de desvio chamam-se vertedouros.

• Constrói uma barragem. As barragens são úteis para o controlo das inundações.

• Constrói um talude. Uma das formas mais antigas de deter uma inundação é elevando as margens de um rio. Isso pode ser feito construindo um talude ou um dique de lama ou de cimento. Mas será que resulta? A resposta é, umas vezes sim, outras vezes não…