Se construir uma barragem está completamente fora do teu alcance, ou se não tens tempo por causa dos trabalhos de casa, que é que podes fazer se uma inundação vier na tua direcção? Tenta lembrar-te destas dicas básicas, de coisas que deves e não deves fazer, se deres por ti no meio de uma inundação:

A FAZER…

• Mantém o rádio sintonizado numa estação que transmita os avisos. Ou fica à escuta para ouvires a sirene, isto se já não houver muito tempo. Alguns países têm uma linha telefónica de aviso de inundações. Isto, se conseguires chegar ao telefone…

Atenção à rádio!

Atenção à rádio!

• Desliga o gás e a electricidade. A água e a electricidade são uma mistura explosiva. NUNCA toques em equipamentos eléctricos com as mãos molhadas. A água é óptima condutora de electricidade, o que significa que esta pode passar através dela muito facilmente. E podes apanhar um choque mortal.

• Armazena sacos de areia. Se estiveres no mesmo sítio, bloqueia as portas, as janelas e as entradas de ar com sacos de areia. Estes podem ser comprados ou podes fazê-los tu mesmo com sacos de pano e areia.

• Vai para o andar de cima. E leva contigo as outras pessoas, os animais de estimação e as coisas de valor, para longe do alcance da água.

Sacos de areia

Sacos de areia

Lugares elevados

Lugares elevados


• Leva algumas provisões. Para onde quer que vás ou onde quer que estejas, vais precisar de provisões de emergência para te aguentares durante uns dias. Leva contigo roupas quentes, cobertores, comida, água, uma lanterna e algumas pilhas. Põe tudo num saco de plástico forte, para usares facilmente quando for preciso.

• Prepara-te para sair de casa. Se a inundação for mesmo séria, terás de sair rapidamente de casa. Dirige-te para os terrenos elevados, longe do rio. Melhor ainda, vai para casa de uns amigos.

NÃO FAZER… se estiveres na rua.

• Não atravesses uma inundação a pé. Se a água te chegar aos tornozelos, dá a volta e vai por outro lado. A água pode ser mais funda do que parece e o pavimento por baixo dela pode ser sido levado.

Na rua...

Na rua…

• Não dês um passeio de carro. Pelo menos, não pelos sítios onde anda a água. É frequente a água correr tão depressa, que até chega a levar carros à frente. E os carros transformam-se rapidamente numa armadilha mortal se se avariarem. Quando a água chegar às janelas, a pressão será demasiado forte para conseguires abrir as portas. Se tens mesmo de guiar, abre as janelas antes de partir. Isso equilibrará a pressão dentro e fora do carro.

• Não bebas a água das cheias. Por mais sede que tenhas! A água das cheias está sujíssima, graças à lama, aos destroços e até mesmo aos esgotos que leva consigo. É a água ideal para a propagação de germes. Se estiveres dentro de casa, enche a banheira com água limpa e ferve toda a água que utilizares.

• Não acampes perto do leito de um rio. Mesmo que pareça seco. Pode encher em segundos e levar-te-á com ele.

• Não tentes correr mais que a água. Por mais rápido que sejas, a água estará sempre atrás de ti…

Não bebas!!!

Não bebas!!!

Inundação!

Inundação!