1. Pensa num edifício de dez andares. Em seguida, multiplica por 27. É essa a altura das Cataratas Salto Angel, as quais batem o recorde do mundo das cataratas. São as maiores cataratas do mundo. Aqui, o rio Churum mergulha 979 m por um dos lados da montanha do Diabo, na Venezuela. Chuáaaaa! Normalmente, as grandes cataratas não ficam à espera de que o solo sofra lentamente a erosão para poderem gotejar. Atiram-se simplesmente do precipício para o vale ou para a garganta lá em baixo.
2. A quantidade de água que corre de uma catarata é realmente espantosa. Na época das chuvas, as cataratas do Iguaçu derramam água em quantidade suficiente para encher seis piscinas olímpicas, POR SEGUNDO!
3. O nome local para as cataratas Vitória é «o fumo que troveja». O que é uma excelente descrição. Na verdade, o fumo é uma neblina feita de triliões de minúsculas gotas de água. E o barulho, como o som de trovoada da água a cair, é tão ensurdecedor que pode partir os vidros de janelas a quilómetros de distância. Poderás encontrar as cataratas no rio Zambeze em África, mas não te esqueças dos tampões para os ouvidos. Importa-se de repetir?
4. Comparadas com as Salto Angel, que são vinte vezes maiores, as cataratas do Niágara, na América do Norte, são peixe miúdo. Mas o tamanho não é tudo. São as cataratas mais famosas do mundo. Toda a gente quer tirar uma fotografia. Na verdade, são duas quedas do rio Niágara — as Horseshoe Falls do lado canadiano e as cataratas Americanas nos E. U. A. Estão separadas pela ilha Goat.
5. A pouco e pouco, as cataratas do mundo estão a autodestruir-se, à medida que vão provocando a erosão das rochas de onde caem. E as conhecidas cataratas do Niágara não são excepção. Nos últimos doze mil anos já recuaram uma distância total de 11 km. Não entres em pânico, ainda tens muito tempo para as visitar. Por este andar, os geógrafos acham que o rio vai precisar de mais uns vinte e cinco mil anos para voltar à sua fonte no lago Erie. Aí, acabam-se as cataratas. Que pena!
6. Mas não será a primeira vez que estas cataratas falham. Em 1969, as cataratas Americanas secaram completamente. Só que dessa vez foi de forma deliberada. Os peritos estavam com medo que as cataratas estivessem a desmoronar-se e tiveram de tapar as fendas nas rochas. Agora, já estão de novo a correr a toda a força.
7. 0 Niágara recebe milhões de visitantes. Podes embasbacar-te com as cataratas a partir da ilha Goat, desafiá-las de um barco ou subir de elevador até à Caverna dos Ventos, escondida por trás da cortina de toda a água que cai. Mas prepara-te para ficar todo molhado.
8. Se te sentires mesmo corajoso, que tal atirares-te do topo e descer as cataratas de barril? Foi isso que uma professora americana, chamada Anna Edson, fez. No dia 24 de Outubro de 1901, amarrou-se a um grande barril de madeira e atirou-se do precipício. Isso é que foi fazer um Chuáaa! Espantosamente, tirando alguns, ferimentos e nódoas negras, não se magoou a sério. Se gostavas de convencer a tua professora a tentar, estás com azar. Em 1911, todas as acrobacias perigosas passaram a ser proibidas.