Tens estofo para ser um hidrólogo de inundações? (Nome fino para cientistas que estudam as inundações.)
Quando um rio está no máximo, não há nada que os cientistas possam fazer para o parar. Mas podem tentar adivinhar onde é que vai surgir a próxima inundação. Se conseguirem saber quando e onde isso possa vir a acontecer, podem fazer soar o alarme e tirar de lá as pessoas. Mas não é fácil — as inundações são inconstantes.
Guia (quase) infalível de previsão de cheias
1. Conhece o rio
Tens de estudar o rio cuidadosamente e ficar a conhecer todos os seus meandros. Mais importante ainda, tens de ver como é que o rio reage quando chove. Faz estas perguntas a ti mesmo:
a) Qual é a quantidade de água que está a cair? Não precisas de imensas tralhas caras para saberes isto. Podes fazer um simples medidor de chuva utilizando uma copo-medida da cozinha. Mas os cientistas a sério observam os céus em busca de chuva utilizando radares de alta tecnologia e satélites meteorológicos.
b) Quanto é que o rio está a subir? Os cientistas estudam o nível dos rios com uma engenhoca inteligente chamada sensor de corrente. Este sensor envia, via rádio, os dados obtidos para um computador.
c) Alguns hidrólogos espertalhões vão ainda mais longe e constroem os seus próprios rios-modelo com meandros, com terrenos de inundações e com inundações. Utilizam-nos para testar as reacções do rio e a segurança dos diques e das barragens às inundações.
2. Regista a evolução do teu rio
Em seguida, passa toda a informação que registaste para um computador. Este fará imensas equações de fazer tremer a terra que resultarão num gráfico. (O nome fino disto é um hidrográfico.) Mas terás de verificar se o computador fez bem as coisas e é aqui que ajuda seres bom a Matemática. O gráfico dirá como é que o rio lida com a chuva e quanto tempo falta para começar a inundar. Por aqui poderás descobrir qual a probabilidade de uma inundação e quanto tempo tens para fugir dali para fora…
3. Faz soar o alarme
Se estiver a chover muito e o rio começar a subir rapidamente, se faz favor, faz soar o alarme! Na Grã-Bretanha, os avisos de inundação estão catalogados segundo o grau de risco.
• Aviso amarelo
Risco de inundação nas terras baixas e nas estradas junto dos rios.
• Aviso laranja
Risco de inundação em casas isoladas e em áreas agrícolas mais extensas que existem perto de rios.
• Aviso Vermelho
Risco de inundações graves em várias propriedades, em estradas e extensas regiões agrícolas.
Então os teus avisos estiveram perto da verdade? É claro que só podes ter a certeza depois de a inundação ter terminado. O problema é que as inundações são imprevisíveis. Nem sempre podes prever o que vai acontecer. Para rios grandes como o Mississípi, podes ter uma semana de aviso de inundação. Mas apenas umas horas para escapar a uma inundação rápida. (Uma inundação rápida é uma inundação que sobe muito rapidamente, normalmente depois de uma grande queda de chuva.)