A geografia está a dar cabo de ti? Fazes ideia sobre que diabo o teu professor está a arengar?
Um arquipélago (ar-qui-pé-la-go) é um grupo de ilhas. É de facto tão simples como isto. O problema é que os geógrafos odeiam usar uma simples palavra como «grupo», quando podem usar um complicado termo técnico como arquipélago. A razão porque o fazem é um mistério.
Podes encontrar um arquipélago num mapa (aquela coisa grande de papel pendurada na parede por trás do teu professor. Para o caso de estares na dúvida). A propósito, o maior arquipélago do mundo é a Indonésia. É constituído por mais de 13.600 ilhas e ostenta 47.000 quilómetros de costa. A tua professora vai ficar de boca aberta por saberes isto e, provavelmente, nem te vai marcar trabalhos de casa durante uma semana!
Apesar das palavras finórias que nos obrigam a enrolar a língua, algumas partes da geografia são maravilhosamente extravagantes e excitantes. Algumas ilhas estão a milhas de distância de qualquer lugar e constituem o local perfeito para se fugir de tudo. São ideais para relaxares depois de um longo e difícil dia a olhar para fora da janela na escola. Mas, se não podes ir para uma ilha a sério, porque não fazeres uma só para ti?
Vai para o jardim e despeja uma ou duas carradas de terra arenosa no meio do relvado. Planta um par de palmeiras (as plantas altas em vasos servem para isto). Cava um fosso à volta da orla da tua ilha. Cuidado para não caíres lá dentro. Agora agarra na mangueira e enche a vala com água para fazeres o mar. (OK, tens de usar a tua imaginação para esta parte). Parabéns! És agora o orgulhoso proprietário de uma muito tua ilha deserta. Bom, quase. Arranja uma cadeira de lona e uma grande bebida gelada e refresca-te.