1. Sim (se és sensível não leias o que se segue). Aquela rã pode salvar a tua vida. Ela sobrevive aos períodos de seca armazenando água na pele e permanecendo no subsolo. Os aborígenes locais enganam as rãs para as fazerem coaxar, batendo com os pés no chão. As rãs pensam que o que ouvem é um trovão, que pode anunciar a chuva! Então, os aborígenes cavam para apanhar as rãs, seguram-nas por cima da boca e espreeeeeemem!
2. Não. A melhor coisa que podes fazer numa tempestade de areia ou de poeira é agachares-te junto do teu camelo e tapares a cara e a boca. É nestas situações que se torna muito útil um véu tuaregue. Se ficares de pé e tentares enfrentar a tempestade, ou és levado pelo vento ou corres o risco de seres picado na cara pela areia. E isso dói.
3. Não. Esse é o sinal para pato, palerma. E os patos não metem medo a ninguém. Quando perceberes o teu erro, pode ser demasiado tarde. O leão já fez de ti o seu almoço. Aqui está o sinal que devias ter usado.
4. Não. Aprende uma lição com os habitantes da região e nunca armes a tua tenda num wadi. Custe o que custar. Pode parecer um sítio muito convidativo no momento, mas tudo pode mudar se começar a chover. Num instante, o wadi está muito sequinho, logo a seguir é uma torrente em fúria. As inundações-relâmpago podem dar-se a qualquer momento e o chão não consegue absorver o excesso de água. Por isso, ela corre pelo wadi. Não tens tempo para pedir ajuda. Já foste arrastado.
5. Sim. Provavelmente, o teu camelo foi atacado por espíritos maus. E a cura dos antigos beduínos para isto é deitar uma mistura de água e cuspo de camelo para dentro do nariz do camelo. É garantido, o camelo fica a parecer um… ah… um gatinho. Mas cuidado não vá o camelo querer morder-te. Não gostavas que te deitassem cuspo para dentro do nariz, pois não?
6. Sim. Podes não acreditar, mas dá bom resultado. Em vez de protector solar, os San esmagam sementes de melancia torradas e fazem com elas uma pasta. É excelente para proteger a pele do sol. Claro que pode tornar-te irresistível para os insetos, principalmente se estes forem gulosos…
Agora soma a pontuação do teu professor…
Ele recebe um ponto por cada resposta certa. Como é que se saiu?
Ele precisa de ser bom em quatro…
Pontuação: 0-2. Meu Deus! Parece que o cérebro do teu professor murchou com o calor.
Pontuação: 3-4. Não está mal! O teu professor manteve o bom senso e não se atolou demasiado na areia.
Pontuação: 5-6. Parabéns! O teu professor sobreviveu! (Vá, não deem vivas todos ao mesmo tempo!)